1) (ESAL-MG) – Assinale a alternativa que contém características incompatíveis com o estilo de época conhecido por Barroco:
a. contradições, sobrenatural humanizado, céu e terra ligados.
b. gosto pela polêmica, pelo panfleto, colisão de cores e excesso de relevos.
c. sentido de universalidade, racionalismo e objetividade.
d. as coisas, pessoas e ações não são descritas mas apenas evocadas e refletidas através da visão das personagens.
e.
largo sentimento de grandiosidade e esplendor, de pompa e grandeza
heróica, expressos na tendência ao exagero e nos hiperbólico.
2) A respeito de Gregório de Matos, assinale a alternativa, incorreta:
a) Alguns de seus sonetos sacros e líricos transpõem, com brilho, esquemas de Gôngora e de Quevedo.
b) Alma maligna, caráter rancoroso,relaxado por temperamento e costumes, verte fel em todas as suas sátiras.
c) Na poesia sacra, o homem não busca o perdão de Deus; não existe o sentimento de culpa, ignorando-se a busca do perdão divino.
d) As suas farpas dirigiam-se de preferência contra os fidalgos caramurus.
e) A melhor produção literária do autor é constituída de poesias líricas, em que desenvolve temas constantes da estática barroca, como a transitoriedade da vida e das coisas.
3) "Nasce o Sol, e não dura mais que um dia.
Depois da luz, se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria."
Na estrofe acima, de um soneto de Gregório de Matos Guerra, a principal característica do Barroco é:
a) o culto da Natureza.
b) a utilização de rimas alternadas.
c) a forte presença de antíteses.
d) o culto do amor cortês.
e) o uso de aliterações.
4) (UFRN) A obra de Gregório de Matos — autor que se destaca na literatura barroca brasileira — compreende:
a. poesia épico amorosa e obras dramáticas.
b. poesia satírica e contos burlescos.
c. poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.
d. poesia confessional e autos religiosos.
e. poesia lírica e teatro de costumes.
5 ) (Mack-SP) Assinale a alternativa incorreta:
a. Julgada em bloco, a literatura brasileira do quinhentismo é uma típica manifestação barroca.
b. Na poesia de Gregório de Matos, percebe-se o dualismo barroco: mistura de religiosidade e sensualismo, misticismo e erotismo, valores terrenos e aspirações espirituais.
c. A literatura no Brasil colonial é clássica, tendo nascido pela mão dos jesuítas, com uma intenção doutrinária.
d. Com Antonio Vieira, a estética barroca atinge o seu ponto alto em prosa no Brasil.
e. Não se deve dizer que a literatura seiscentista brasileira seja inferior por ser barroca, mas sim que é uma literatura barroca de qualidade inferior, com exceções raras.
a) Alguns de seus sonetos sacros e líricos transpõem, com brilho, esquemas de Gôngora e de Quevedo.
b) Alma maligna, caráter rancoroso,relaxado por temperamento e costumes, verte fel em todas as suas sátiras.
c) Na poesia sacra, o homem não busca o perdão de Deus; não existe o sentimento de culpa, ignorando-se a busca do perdão divino.
d) As suas farpas dirigiam-se de preferência contra os fidalgos caramurus.
e) A melhor produção literária do autor é constituída de poesias líricas, em que desenvolve temas constantes da estática barroca, como a transitoriedade da vida e das coisas.
3) "Nasce o Sol, e não dura mais que um dia.
Depois da luz, se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria."
Na estrofe acima, de um soneto de Gregório de Matos Guerra, a principal característica do Barroco é:
a) o culto da Natureza.
b) a utilização de rimas alternadas.
c) a forte presença de antíteses.
d) o culto do amor cortês.
e) o uso de aliterações.
4) (UFRN) A obra de Gregório de Matos — autor que se destaca na literatura barroca brasileira — compreende:
a. poesia épico amorosa e obras dramáticas.
b. poesia satírica e contos burlescos.
c. poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.
d. poesia confessional e autos religiosos.
e. poesia lírica e teatro de costumes.
5 ) (Mack-SP) Assinale a alternativa incorreta:
a. Julgada em bloco, a literatura brasileira do quinhentismo é uma típica manifestação barroca.
b. Na poesia de Gregório de Matos, percebe-se o dualismo barroco: mistura de religiosidade e sensualismo, misticismo e erotismo, valores terrenos e aspirações espirituais.
c. A literatura no Brasil colonial é clássica, tendo nascido pela mão dos jesuítas, com uma intenção doutrinária.
d. Com Antonio Vieira, a estética barroca atinge o seu ponto alto em prosa no Brasil.
e. Não se deve dizer que a literatura seiscentista brasileira seja inferior por ser barroca, mas sim que é uma literatura barroca de qualidade inferior, com exceções raras.
6) O barroco no Brasil foi:
a) uma manifestação artística de caráter religioso limitada às regiões de mineração.
b) uma expressão artística de origem europeia reelaborada e adaptada às condições locais.
c) um estilo original na pintura, mantendo a tradição manuelina nas edificações.
d) uma criação artística popular predominante em todo o Brasil colônia e no império.
e) uma produção artística, imposta pelo modelo absolutista português, na época da mineração.
7) (Mack-SP) Ao Barroco brasileiro pertencem:
a. Camões e Gil Vicente.
b. Manoel B. Oliveira e Gregório de Matos.
c. Sóror Mariana Alcoforado e Gregório de Matos.
d. Gandavo e Camões.
e. Gil Vicente e Manoel B. Oliveira.
8) (UEL) O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores,
sobretudo portugueses. Desenvolve-se no século XVIII, 100 anos após o
surgimento do Barroco na Europa, – recebe influências tanto portuguesas
quanto francesas, italianas e espanholas. Em Minas Gerais, a expressão
estética tanto deverá corresponder às solicitações dos elementos
transpostos, como dos elementos locais espontâneos. Isso vai se verificar
tanto em relação aos fatores estruturais, como no que diz respeito às
ideias, aos conhecimentos e valores.
10) (UMCP-SP) O culto do contraste, pessimismo, acumulação de elementos, niilismo temático, tendência para a descrição e preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos, sangrentos e repugnantes, são características do:
(Adaptado: MACHADO, L. R. Barroco Mineiro. São Paulo: Perspectiva, 1983. p. 167-169.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o barroco mineiro, considere as afirmativas a seguir.
I. Nascido da herança europeia, o barroco mineiro é uma arte que traz em si o diálogo entre sua origem e um
novo contexto, caracterizando-se como um meio de expressão ao mesmo tempo barroco e mineiro.
II. O aspecto social contemporâneo à chegada do barroco a Minas contribuiu para que sua organização fosse
caótica e para que as características desse movimento acabassem contrastando com a vida mineira.
III. Posto em contato com o clima de efervescência cultural e com as descobertas no campo estético de Minas,
o barroco mineiro rompeu com a ideia do barroco universal e se destacou pela ambivalência.
IV. Os elementos transpostos pelos colonizadores apresentavam em suas raízes algumas semelhanças com o
universo mineiro, mas o poder instituído pela Academia Nacional de Belas Artes encaminhou o movimento
para rumos distintos.
9) (FUVEST-SP) "Entre os semeadores do Evangelho há uns
que saem a semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a semear são os
que vão pregar à Índia, à China, ao Japão; os que semeiam sem sair são os que
se contentam com pregar na pátria. Todos terão sua razão, mas tudo tem sua
conta. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-ão a semeadura; aos que vão
buscar a seara tão longe, hão-lhes de medir a semeadura, e hão-lhes de contar
os passos. Ah! dia do juízo! Ah! pregadores! Os de cá, achar-vos-ei com mais
paço; os de lá, com mais passos..."
Essa passagem é representativa de uma das tendências estéticas típicas
da prosa seiscentista, a saber:
- Sebastianismo, isto é, a celebração do mito da volta de D.Sebastião, rei de Portugal, morto na batalha de Alcácer-Quibir.
- a busca do exotismo e da aventura ultramarina, presentes nas crônicas e narrativas de viagem.
- a exaltação do heróico e do épico, por meio das metáforas grandiloquentes da epopeia.
- lirismo trovadoresco, caracterizado por figuras de estilo passionais e místicas.
- Conceptismo, caracterizado pela utilização constante dos recursos da dialética.
10) (UMCP-SP) O culto do contraste, pessimismo, acumulação de elementos, niilismo temático, tendência para a descrição e preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos, sangrentos e repugnantes, são características do:
- Barroco
- Realismo
- Rococó
- Naturalismo
- Romantismo
Respostas
1) C 2) D 3) C 4) B 5) C 6) A 7) B 8) B 9) D 10) A
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