Pesquisar este blog

domingo, 1 de março de 2015

Exercícos de verificação sobre a Grécia



1) Quais foram as consequências das invasões da península Balcânica para os povos que a habitavam? Que relações podem ser estabelecidas entre a formação dos genés e essas invasões?


2) Explique o processo de formação da pólis e, caracterize a cidade-Estado grega.

3) Leia  o texto a segui.

[...] aconteceu que os nobres e a multidão (povo) entraram em conflito por largo tempo. Com efeito, o regime o regime político era oligárquico em tudo; [...] os pobres, suas mulheres e seus filhos eram escravos dos ricos. [...] Toda a terra estava em um pequeno número de mãos; e se eles não pagavam a sua renda [...] podiam ser tornados escravos, eles, suas mulheres e seus filhos [...]
                                            
                                                                                          Aristóteles.A República ateniense II,Apud:
                                              Gustavo de Freitas,900 textos e documentos de História. 2 ed. Lisboa :
                                                                                    Plátano, [s.d.] .v. I , p. 67.


Explique de que maneira ocorreu a concentração de terras e de poder nas mãos dos eupátridas e como funcionava o regime aristocrático.


4) As leis escritas elaboradas por Drácon foram fundamentais para dar início ao processo que levou Atenas ao regime democrático. Sólon deu continuidade a esse processo e  Clístenes  o consolidou, dividindo a cidade em demos. Estabeleça as diferenças entre as formas por eles realizadas.

5) Leia o texto a seguir, extraído de um romance histórico. Nele, um personagem adulto se dirige a um jovem espartano.

--Preste bem atenção, menino. Somente os deuses e heróis podem ser corajosos quando isolados. Um homem só pode reunir coragem de uma maneira: nas fileiras, com seus irmãos de armas, como parte de sua cidade.Entre todas as condições aqui na terra,  a mais  digna de dó é a do homem só, sem os deuses de sua terra e sua polis.
                                                              Steven Pressfield. Portões de fogo: um romance épico
                                                                        da batalha de Termópilas. 
                                                                       Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 47.

Relacione ao militarismo espartano os valores destacados nesse texto ficcional.
             

6) Leia o texto abaixo, de Aristóteles, comentando a condição do escravo na Grécia.

             Há na espécie humana indivíduos tão inferiores aos outros [...] [que] o emprego da força física é o melhor que deles se obtém [...] tais indivíduos são desti nados, por natureza, à escravidão; porque, para eles, nada é mais fácil que obedecer [...]

a) De acordo com o texto, qual é a natureza da escravidão?

b)  Que argumentos são utilizados por Aristóteles para justificar a escravidão?

c) Com base no que já foi estudado e nesse texto de Aristóteles, estabeleça a relação entre o escravismo e a democracia grega.

                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário